quinta-feira, 9 de junho de 2011

Nova publicação na revista Ponto de Acesso

Ciao!!

Acaba de sair um novo número da revista Ponto de Acesso, da Universidade da Bahia. Nesse número, eu e meu colega Thiago Barros publicamos um artigo sobre as implicações teóricas dos arquivos pessoais, apresentando alguns elementos conceituais da Arquivologia. 
Vale a pena conferir o trabalho!!

o link segue em anexo, e abaixo posto o resumo!

AS IMPLICAÇÕES TEÓRICAS DOS ARQUIVOS PESSOAIS: ELEMENTOS CONCEITUAIS


Busca-se compreender como se constituem os arquivos pessoais e quais são suas características primordiais, baseando-se em uma instituição coletora desse tipo de acervo, o IEB-USP (Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo). Através desta instituição e da teoria arquivística são discutidos, aqui, divergências e semelhanças entre os arquivos orgânicos e os arquivos pessoais, percebendo o valor intrínseco
estabelecido nos documentos pessoais e como é estabelecida sua institucionalização, uma vez que esta perpassa diretamente a atribuição de um valor relacionando-se com a obra e a vida de determinada figura  pública ou artística, compreendendo que este valor também está relacionado à memória coletiva e ao legado deixado por essas figuras esteticamente, historicamente ou socialmente compreendidas pela sociedade como importantes. Destaca-se, ainda, a aproximação da Arquivística com as outras áreas, como a Ciência da Informação e a Biblioteconomia, por meio dos princípios e das metodologias de organização aplicados aos arquivos pessoais.
 
Palavras-chave: Arquivo Pessoal; IEB-USP; Memória Coletiva; Arquivística

Arrivederci!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário