terça-feira, 31 de janeiro de 2012

O final de mais uma etapa

Caros colegas e seguidores,

Registro aqui a minha falta de tempo para escrever nos últimos dois meses. Em decorrência do final dos meus estudos aqui na Itália e das queridas visitas que recebi em novembro e dezembro, tornou-se impossível atualizar o blog. 
Continuo acompanhado as discussões nos grupos do facebook, mas no momento não estou com tempo para me posicionar ou escrever algo. 

Essa é a minha última semana em Florença, Itália e não tenho palavras para descrever o quão incrível 2011 foi  mim. Durante todo o ano estive mergulhada em um universo intenso de muita pesquisa e aprendizado o que obrigou-me a rever meus conceitos e minhas "utopias arquivísticas", resultando em um novo capítulo da minha tese que jamais pensei que poderia pensar em escrever.
Minhas ideias foram contestadas, meu conhecimento revisado e atualizado, pode-se dizer. Volto com uma nova perspectiva sobre a Diplomática e sobre a Arquivística, assim como suas possíveis relações, graças a minha orientadora aqui na Itália, a Professora Doutora Antonella Ghignoli, que me mostrou "the dark side of Contemporary Diplomatics" (rs).
Não será fácil o caminho daqui pra frente, isso já me foi avisado por ela e pelo meu orientador, José Augusto Chaves Guimarães. Mas estamos aqui pra isso, não é mesmo? Afinal, uma vez me disseram que você sabe que está pronto quando passa a contestar aquilo que acreditou a vida inteira, sendo capaz de enxergar os erros e acertos cometidos, de desdizer-se e rescrever novas perspectivas para aquilo que acreditava. 

Esse será meu trabalho daqui pra frente! 

A todos que seguem esse blog deixo aqui meu agradecimento pelo apoio dado durante o ano de 2011 e prometo que depois de fevereiro (quando volto definitivamente ao Brasil) tentarei ser mais ativa. 

Registro também meus agradecimento às Agências de Fomento que tornaram esse sonho possível: à CAPES (que apoiou a pesquisa durante março de 2011 a fevereiro de 2012) e à FAPESP (que continuará apoiando minha pesquisa de doutorado a partir de março de 2012).

PS: Devido aos problemas com o megaupload, todos os textos disponibilizados no site foram deletados. Em breve estarão disponíveis novamente por meio de outro servidor. 

A presto!