quarta-feira, 30 de março de 2011

Istoria diplomatica che serve d'introduzione all'arte critica in tal materia

Buonasera!

Dopo una lunga giornata nella Biblioteca Nazionale Centrale di Firenze (BNCF), leggendo il libro di Maffei, ho deciso di trascreve qui un pezzo della sua bella storia d'amore con i documenti.
Transcrevo aqui um parágrafo retirado do livro de Scipione Maffei, sobre o qual estou debruçada ultimamente! rs!!

Neste livro, de 1727, o autor nos mostra sua verdadeira paixão pelos papiros e documentos raros, apresentados por ele como "monumentos".  

Além de ser uma verdadeira introdução, como o título sugere, ao mundo dos documentos, desde sua origem, quando ainda eram chamados de dípticos, diplomas, cartas, testemunhos, podem ser obervadas suas relações com outros estudiosos da época, como Jean Mabillon, por exemplo, ironizado no livro pelo autor, por não ter conseguido, apesar de suas andanças por todos os arquivos europeus, possuir o papiro mais antigo, que se encontrava, na época, nas mãos de Maffei.
Segue abaixo um trecho do livro, no qual o autor descreve seu amor pelo papel (carta):

"[...] la carta; depositaria fedele d'ogni pensiero, d'ogni documento e d'ogni notizia; mezzo dell'ammirabil comunicazione tra chi fu e chi è, che ci fa ragionare con chi sta lungi mille miglia, e udir la voce di chi visse mill'anni avanti; istrumento del maggior benefizio, e del maggior diletto della vita, e cui abbiam l'obligo in gran parte del sollevare con l'illustrazione dell'intelletto la misera natura nostra sopra se stesso" (MAFFEI, 1727, p. 62).

A tradução seria mais ou menos assim:  o papel; depositário fiel de cada pensamento, de cada documento e de cada notícia; meio da admirável comunicação entre quem foi e quem é, que nos faz pensar com quem está mil milhas de distância, e ouvir a voz de quem viveu mil anos antes; instrumento do maior benefício, e do maior prazer da vida, e o qual tem a obrigação de ilustrar com intelecto a nossa misera natureza sobre ele mesmo.


MAFFEI, Scipione. Istoria diplomatica che serve d'introduzione all'arte critica in tal materia. Mantova, 1727.

A presto!